A Prefeitura de Barcelona destinará entre 45 e 50 milhões de euros para a criação de 44 hectares de infraestrutura verde até 2019, segundo anunciou a Secretária de Ecologia, Urbanismo e Mobilidade, Janet Sanz, em conferência de imprensa.
O anúncio foi realizado durante a apresentação do Programa de Impulso à Infraestrutura Verde Urbana, um projeto apoiado em três eixos que visa aumentar em 165 hectares a quantidade de áreas verdes naturais até o ano de 2030, aumentando 1 metro quadrado de área verde por pessoa.
Considerando que a trama urbana de Barcelona é densa e consolidada, a construção de novos parques urbanos é pouco factível para alcançar a meta. Nesse sentido, o programa reconhece como infraestrutura verde o "conjunto de espaços verdes naturais, árvores, hortas - públicas e privadas - com vegetação natural, agrícola ou sob forma de jardim, que ofereça benefícios aos cidadãos."
A criação de infraestrutura verde se concentra nos seguintes pilares: incremento ao serviço de saúde, melhoria para obter mais serviços sócio-ambientais, e co-responsabilidade por parte da população.
Nessa linha, as autoridades comunicaram que até o final de junho será aberto um concurso para coberturas verdes em duas etapas: na primeira, serão selecionadas 50 propostas que contarão, cada uma, com 1.500 € para a elaboração de trabalhos técnicos prévios. Na segunda etapa, dez projetos finalistas receberão até 100.000 € para a execução da propostas.
O Programa de Impulso à Infraestrutura Verde Urbana é a consolidação do Plano para o Verde e a Biodiversidade de Barcelona 2020, lançado em 2012 e que tem o objetivo de "criar uma infraestrutura verde que ofereça os máximos serviços ecossistêmicos em uma cidade onde a natureza e o urbano interatuem e se potencializem."
Baixe o Plano para o Verde e a Biodiversidade de Barcelona 2020 clicando na imagem a seguir.